04 outubro 2016

Aventurinhas no Uruguai!


O Uruguai está na nossa wish lista há muito tempo! E aproveitamos uma viagem que estava planejada para as serras gaúchas para conhecer esse delicioso país!





Aventure-se conosco!


Como vocês já devem ter ouvido falar, o Uruguai é um pais pequeno lindo, charmoso e muito receptivo a nós brasileiros!




Muito acolhedor, é o reduto turístico favorito de muitos brasileiros, que, como já mencionei, são muito bem-vindos a conhecer as singularidades de um território de 176 mil quilômetros quadrados espremido entre Brasil e Argentina e delimitado pelo Rio da Prata, que é chamado pelos nativos de "mar".


A capital, Montevidéu, mantém ares nostálgicos e exala um certo charme em suas ramblas, os calçadões que margeiam o Rio da Prata. Considero uns 3 a 4 dias, tempo suficiente para conhecer seus principais pontos de interesse e se esbaldar com os cortes de carne típicos do país. Aproveitamos uma ótima dica de um restaurante no Mercado del Puerto ( El palenque- http://www.elpalenque.com.uy/), imperdível! Comida deliciosa a um preço bom, considerando que estavámos num dos principais pontos turisticos de Montevideo !



Aliás, achei a viagem para Uruguay econômica ou o mesmo que voce gastaria em capitais no Brasil ( acho até que São Paulo está bem mais cara)
Montevidéu é também a principal porta de entrada, tanto para quem chega proveniente de território brasileiro de avião, de ônibus ( sim, há vida sem avião rsrs ) ou para quem cruza o "mar" vindo de Buenos Aires. Dali, visitantes costumam seguir viagem para ao badalado balneário de Punta del Este ou para as ruas de paralelepípedos de Colonia del Sacramento, um dos mais bem preservados destinos históricos da América do Sul.
Nosso roteiro de 7 dias pelo Uruguai ficou assim:
Dia 1 – SP-POA-Montevideo
Dia 2 – Montevideo
Dia 3 – Montevideo
Dia 4 – Punta del Este
Dia 5 – Montevideo
Dia 6 – Colonia del Sacramento
Dia 7 – Colonia del Sacramento-Montevideo-POA


Existe vida sem avião:
Sim, isso mesmo, não fomos de avião para Uruguai!! Já haviamos comprado passagens num super promoção da TAM para Porto Alegre há meses, nossa intenção era alugar um carro em POA e seguir para Montevideo e depois voltar para POA e seguir para Gramado/Canela, nosso proximo destino, num total de 16 dias de férias em julho.
Qual não foi minha surpresa ao descobrir que não podemos alugar carro em POA e atravessar a fronteira!!!! Liguei em diversas lojas de aluguel de carro e todas me “informaram” que é proibido atravessar a fronteira com carro alugado. Na verdade até agora não entendi bem o motivo dessa proibição absurda! Imagino que sejam regras das próprias lojas. Pesquisei em diversos blogs, grupos e nada de alguem alugar carrro e atravessar a fronteira. ( atualizado em Jan-18: Ficamos sabendo pelo blog de viagens entre mochilas e malinhas que sim, é possível alugar carro em POA. Você precisa descobrir qual locadora permite a entrada na Argentina. no post do entre mochilas e malinhas você tem a dica de onde alugar.)

Diante disso, fui consultar preços de passagens aéreas de POA para Montevideo e parei na hora com essa ideia: o preço estava mais caro de POA para Montevideo do que de SP para Montevideo!!!!! E um absurdo de caro! Então ou eu desistia da viagem ao uruguai ou desistia do avião. Nem preciso comentar que desistí na hora do avião e então só me restou , ônibus!!! Porque não??
Confesso que fiquei um pouco apreensiva pela estrada e pelo horário da viagem ( noite toda) no quesito segurança. ( nem estava ligando para o quesito cansaço rsrs)
Duas empresas fazem o trajeto de POA para O terminal Tres Cruces em  Montevideo – EGA ( uruguaia) e TTL( brasileira)- Até devem existir outras, mas essas foram as que encontrei em minhas pesquisas e que indicaram como sendo as melhores.
Optei pela brasileira TTL e foi uma experiencia muito boa! Comprei as passagens para nós 4 ( as crianças pagam tarifa cheia, assim como os adultos) pelo telefone de casa mesmo e peguei as passagens originais no dia da viagem ,  40 min antes para o check in. Saimos de POA na sexta as 21h em ponto, num onibus leito ( com poltronas muuuuuiiiiito melhores do que as da classe economica dos aviões!, diria que é a classe executiva dos aviões), nos serviram lanche e café da manhã, travesseiros, cobertor. Tudo simples, mas que nos atendeu perfeitamente. Chegamos em Montevideo as 8h em ponto, como previsto. Claro que você não dorme direito ( alguns dormem até demais rsrsrrs vários roncos rsrs ), mas eu, particulamente, não dormi legal no inicio da viagem, pois como já comentei, não gosto de viajar de madrugada e ainda tinha a questão das estradas. Passados uns 40 min, relaxei, fiz uma oração e dormi. A viagem foi tranquila, cansativa, mas tranquila e adorei aproveitar mais essa experiencia com meus filhotes  que dormiram a viagem toda tranquilamente!!!! Levei agua , ( embora no onibus fique a disposição agua o tempo todo ) e alguns lanchinhos para eles, em caso de necessidade.
Enfim, com a viagem de onibus, economizamos tempo, pois se fossemos de carro, iriamos de dia, o q nos faria chegar a Montevideo somente no dia 3.
Não acho fundamental alugar carro em montevideo. Mas como iriamos fazer vários passeios e viajar para outras cidades, optamos por alugar. Foi uma otima experiencia, porque gostamos muito de explorar cada pedaço das cidades em que visitamos. E no Uruguai não foi diferente. Pegamos o carro no proprio teminal que também é um shopping, o que facilita para comer, ir ao banheiro, guardar bagagens, etc.
Hospedagem
Busquei muitos hoteis e pousadas em Montevideo, queria uma pousadinha charmosa, bem típica do pais. Sempre busco este tipo de hospedagem, não gosto muito das redes de hoteis, os quais a maioria, considero sem charme, impessoais, sem a cultura/arquitetura típica do pais.
Não encontrei muitas opções que meu orçamento permitia, pois como comentei no inicio, a ideia dessa viagem era que fosse economica!
Diante disso, ficamos num hotel bem legal, otimos quartos, boas camas, bom chuveiro e café da manha. O mais interessante desse hotel no entanto para eu recomenda lo é a localização. POCITOS Plaza Hotel em Punta Carretas. O Hotel fica bem proximo as ramblas, o que facilita a localização pela cidade, proximo também de vários restaurantes e ao shooping Punta Carretas.
Já em Colonia del Sacramento, optamos por uma pousada bem charmosa: Don Antonio Posada. A-D-O-R-A-M-O-S!!! Super recomendo!!! Atendimento maravilhoso, café da manhã maravilhoso, cama, chuveiro e localização excelentes!!!
Em Punta de Este só fomos passar o dia, porque além de ser inverno, o foco da nossa viagem era mesmo montevideo e Colonia del Sacramento.
No próximo post conto tudo como foi nossa viagem por Montevidéo e Colonia del Sacramento. Aventure -se conosco!!!!

Um comentário:

  1. Andreia, também fomos de Porto Alegre para o Uruguai sem avião. Mas com carro alugado! É possível sim, é preciso de um documento chamado carta verde, lá no meu post conto direitinho como foi a burocracia e quanto custou (http://entremochilasemalinhas.blogspot.com.br/2016/09/a-mais-longa-viagem-de-todas-punta-del.html). Também adoramos o Uruguai!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search