24 abril 2016

São Paulo terra da Garoa!

Se bem que uma garoazinha está bem difícil por esses dias!! rsrs

Neste último feriado foi dia de turistar pela minha cidade! E para nos acompanhar nesta Aventura ( acredite....foi uma aventura mesmo ) tivemos a maravilhosa compania de 1 casal de amigos e sua adorável Maria Fernanda, ou Nanda !


Decidido o roteiro ( que já conto logo mais) partimos para Sampa as 9h30 da manhã.



Foi uma delícia passar a manhã inteira no Museu Catavento Cultural. Chegamos cedo e mesmo assim não conseguimos senha para as atrações nas salas especiais. Na verdade tinha uma fila enorme e não estava nos nossos planos "ficar" na fila. Então, desistimos das senhas, e fomos aproveitar ( e como...) o museu e tudo que ele oferece de diversão e conhecimento.


Foi nossa primeira vez no museu! A-D-O-R-A-M-O-S! Imperdível mesmo! As crianças ( e adultos) se divertem brincando e aprendendo ao mesmo tempo!


Nosso passeio durou até as 9h da noite ( sim ficamos o dia todo passeando). Aproveitamos o cair da noite para um jantar/happy hour num restaurantezinho chileno que amamos e q há muitos anos não frequentavámos mais.  El Guatón! comemos um delicioso ceviche, as crianças adoraram o Pollo a la pobre ( arroz, ovo e frango acompanhado por fritas) e nós aproveitamos para dar boas risadas das aventuras do dia!


Assim que saímos do museu, fomos almoçar no Mercado Municipal! Seguimos por volta das 13h40 para o ponto de ônibus  circular da linha especial turística que está em fase experimental, ( só acho que podiam cobrar também um preço experimental) pela cidade de São Paulo.


Veja como foi nosso roteiro:


Museu Catavento Cultural/Mercado Municipal/passeio de ônibus pelo centro de São Paulo ( estação da Luz, Ipiranga com a Avenida São João, edifício Itália, Edifício Copan,praça da república,/Estádio de Futebol Paulo Machado de Carvalho (museu do futebol)/praça Charles Miller/Avenida Paulista/ e finalmente Pinheiros para jantar.


Foi uma diversão só! Se ainda não visitou São Paulo, não se deixe enganar pelo trânsito, e outras "características dessa grande metrópole" e programe uma visita nesta linda e louca cidade!


Museu Catavento Cultural


Criado com a vocação de ser um espaço interativo que apresente a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos, desde sua inauguração em 2009 o Museu Catavento tem sido um grande fenômeno de público, tendo atingido a marca de dois milhões e meio de visitantes em apenas seis anos de operação, tendo sido o Museu mais visitado do Estado de São Paulo por três anos consecutivos.


Pudemos ver de perto o quão lotado fica neste feriado! Como chegamos cedo, entramos sem fila e pudemos ver e passear sem tumultos até por volta das 11:30. Quando saimos , por volta das 12H estava lotado, e com uma fila enorme para a compra de ingressos e entrada.

O Museu está dividido em 4 setores: universo, Vida, engenho e Sociedade.


Confie em mim, voce vai querer visitar tudo! desde as galáxias, formigas gigantes, gastronomia até entrar dentro de um intestino humano!!!!


Facilmente eu reservaria um dia inteiro para o museu! Uma dica é chegar bem cedo ( antes do museu abrir por volta das 8h30. As senhas começam a ser distribuidas as 9h.) para pegar senha para as atividades nas salas especiais, que são sem dúvida, muito bacanas!


Embora a recomendação do museu seja para crianças a partir de 7 anos ( que elas poderão aproveitar mais as atividades e conhecimentos ), vimos crianças de todas as idades por lá. Nossa turma por exemplo tem 5 anos cada um e aproveitaram muito!


Para maiores informações, horários e preços, consulte aqui o site do museu.

















Mercado Municipal de São Paulo


Não tivemos muito tempo para passear desta vez pelo mercado. Todos nós já havíamos visitado o mercado e como estavámos sem tempo ( tivemos 1 hora para almoçar e pegar o onibus que sairia as 13h40) tratamos de engolir a comida, almoçar e ponto.

Conhecido pela riqueza gastronômica, o Mercado Municipal Paulistano abriga cerca de 300 boxes e recebe, semanalmente, cerca de 50 mil pessoas. Lá pode-se encontrar de grãos a chocolates, de frutas a embutidos, além de vinhos, cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes e temperos.

O público, não menos eclético, é composto por amantes da gastronomia, consumidores, turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, donas de casa e gourmets. Construído numa área de 12.600 m²,com um pé direito que chega a 16 metros de altura e um acabamento sofisticado, sua construção reúne vários estilos arquitetônicos. O projeto, do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, explora a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro.
Os vitrais de estilo gótico foram projetados pelo renomado artista russo Conrado Sorgenicht Filho, autor dos vitrais da Estação Sorocabana, do Teatro Municipal, da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Catedral da Sé e mais de 300 igrejas espalhadas pelo país.
Para maiores informações consulte aqui o site da prefeitura de São Paulo com mais dicas de atrações turísticas por sampa.





Linha Circular Sightseeing São Paulo


Finalmente chegamos as 13h40 em ponto para esperar o tão aguardado ônibus turístico ( diga-se o ônibus de 2 andares hop on /hop off).

Eis que então nos surge um ônibus sem graça , comum ( ok...estava pintado com as cores do hop on/hop off), sem ar condicionado , barulhento....

Ficamos sabendo que o único ônibus de 2 andares havia passado as 12h40..... E depois confirmamos que o horário está bem informando em todos os panfletos e no site da prefeitura. Mas, como era feriado, o horário correto era 13h40, aquele que nos programamos.....


Já que estávamos lá, embarcamos assim mesmo...

Um pouco frustados, verdade, mas resolvemos aproveitar o passeio da melhor forma, afinal estávamos pagando R$ 40,00 cada um ( nossas crianças de 5 anos não pagaram).


Bem, como vocês sabem,  essa linha turística é nova.

Entrou em circulação sábado , dia 12 de março e está em fase experimental. A linha de ônibus circular percorrerá pontos turísticos e históricos da cidade, com veículos de dois andares de vista panorâmica e com direito à gratuidade em espaços culturais como museus.

Chamada de “Circular Turismo Sightseeing SP”, o serviço permite que, por um valor fixo, o turista que vier para a cidade ou cidadãos paulistanos que querem conhecer melhor a São Paulo onde moram, possam embarcar e desembarcar quantas vezes quiser em um período de 24 horas.


O itinerário tem como ponto de partida a Estação da Luz e paradas em 11 locais como o Mercado Municipal, praça da República, estádio do Pacaembu, MASP, parque Ibirapuera, Liberdade, Pátio do Collegio, Theatro Municipal, Centro Cultural São Paulo e a Casa das Rosas.


Os ônibus operam com três horários de partidas, saindo da Estação da Luz. Nos dias úteis e sábados, as saídas acontecerão às 9h, 12h40 e 16h. Aos domingos e feriados, os horários são 10h, 13h40 e 17h. Os ingressos custam R$ 40 e são vendidos exclusivamente no interior do veículo, sem venda antecipada ou reserva. No interior do veículo, o pagamento pode ser feito em dinheiro, cartões de crédito ou débito. O Bilhete Único comum não vai operar na “Circular Turismo Sightseeing SP”, e o ingresso da linha turística não poderá ser utilizado no sistema comum.


Coberto, mas sem janelas laterais no piso superior, o ônibus possui um tablet com um aplicativo desenvolvido pelo MobiLab, laboratório da Secretaria Municipal de Transportes, que por meio do GPS, reconhece um ponto de interesse durante o trajeto e aciona o respectivo áudio com as informações históricas e turísticas do local. Além de sinal de internet Wi-fi, os veículos dispõem de sistema de som que transmite essas informações em três idiomas: português, inglês e espanhol. Outro diferencial é que os veículos serão conduzidos apenas por mulheres, e ônibus de combustão híbrida, utilizando a eletricidades em velocidades menores, com bateria auto recarregável, diminuindo emissão de poluentes.


Alguns atrativos e espaços culturais oferecem benefícios exclusivos aos usuários do “Circular Turismo Sightseeing SP”. Apresentando o bilhete de embarque na bilheteria, o turista poderá entrar gratuitamente em locais como Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado. Adoramos essa parte!!


Ao ingressar no ônibus, os usuários recebem mapas com informações dos principais atrativos localizados no entorno das paradas.


Os pontos de parada do “Circular Turismo Sightseeing SP” têm a mesma estrutura de um ponto de parada convencional. A diferença são as cores, em amarelo e vermelho, com um totem que apresenta o nome do local e seu número no roteiro turístico.


Para facilitar a compreensão, o usuário poderá baixar dois aplicativos para smartphone, que permitirão acompanhar a localização do ônibus em tempo real, com a previsão dos horários de chegada em cada um dos pontos. O app Moovit está disponível na Google Play, App Store e Loja Windows, e o aplicativo Coletivo está disponível somente para Android.



Enfim, mesmo não fazendo o trajeto completo, gostamos muito do passeio e com certeza voltaremos mais prá frente, quando o serviço deve ficar melhor.
Vale ressaltar a simpatia da motorista e auxiliar. " O melhor do Brasil são os brasileiros".
Dificil encontrar por ai pessoas tão simpáticas e dispostas a tornar o seu passeio agradável!!!! Ponto positivo para elas!

Não deixe de visitar o site oficial com todas as informações.





Foto onibus:crédito: Luiz Guadagnoli/SECOM


Por volta das 15h, saltamos na Avenida Paulista para saborear um delicioso sorvete!! O dia estava muito quente e foi um convite ao descanso com ar condicionado!!
Aproveitamos para passear rapidamente pela livraria Cultura, tomamos um café ( sim, mesmo com o clima quente, não dispensamos um bom cafezinho) e saboreamos nosso sorvete!!

Há.....já ia me esquecendo da parte engraçada.....quando estávamos andando em direção ao metrô lá pelas 17h ( as crianças se divertem ao experimentar os meios de transporte. Além disso, deixamos nosso carro no estacionamento do Museu Catavento que fechava as 18h ), avistamos do outro lado da avenida o ônibus de 2 andares. Olhamos um para o outro e saimos em disparada igual loucos correndo no meio da avenida Paulista para tentar pegá-lo ( sim, somos brasileiros e não desistimos nunca rsrsrs ). Conseguimos! muita diversão ! porque o ônibus, nem sinal! kkkkkkkk as crianças choram de rir até agora ao lembrar da nossa maluquice... muito divertido!!!

Por fim, descemos na estação Parque Dom Pedro II ( a mais próxima do museu catavento) para andar até o estacionamento. Faltavam uns 15 min para as 18h...ou seja, para fechar o estacionamento.

Mais uma vez, correria geral....os homens na frente e nós atrás com as crianças que a essa altura já estavam cansadas de tanto andar. Abro um parênteses aqui para parabenizar nossos filhotes! foram parceiros desde o inicio e se divertiram muito sem reclamar!

Eu e Larissa, minha amiga, avistamos um ônibus e...adivinhem, por um impulso, pegamos o ônibus na esperança dele nos deixar na porta do estacionamento do museu.... Mas, para finalizar o dia...rsrsr a ultima parada do ônibus era no terminal Parque Dom Pedro, ou seja longe do estacionamento pelo menos para ir a pé ( altamente não recomendável devido a altos índices de assaltos na região a noite)....

Conclusão: após avisarmos o maridos, que estavam preocupados com nosso sumiço repentino kkkkkk, tomamos um taxi ( R$ 10 para rodar talvez 1km) e chegamos ao estacionamento. pegamos nossos carros ( e maridos rsrs) e fomos jantar! UFA!!

Passamos deliciosas horas no El Guaton! O restaurante é bem tradicional na região e mesmo não tendo espaço adequado para as crianças ( o conceito de adequado é bem variado e pessoal), as crianças são muito bem vindas!!!

Saboreamos um delicioso ceviche e as famosas empanadas chilenas! ( melhor do que comemos no Chile!!!) As crianças comeram frango com arroz e ovo ( dispensamos as fritas).

Bem, essa foi a nossa aventurinha por sampa!! E você já visitou São Paulo? Tem alguma dica ou sugestão ? Envie para nós!! bjs e até a próxima!!!



Um comentário:

  1. Andreia, se estivesse em Sao Paulo iria com voces! Fizemos uma experiencia parecida a Paris, pegamos um onibus de turismo e no mesmo dia dizemos os 4 circuitos disponiveis, e assim pudemos conhecer toda Paris. Niccolò amou a experiencia.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search